Simulação de alta e baixa fidelidade para o ensino de suporte avançado de vida cardiovascular: satisfação e autoconfiança
Data
2021-03-29
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
Resumo
Fundamentos: tem sido demonstrada a importância da simulação no aumento de satisfação e autoconfiança dos alunos, enfatizando o valor da avaliação na aprendizagem como fator de incentivo à motivação. Objetivos: comparar a satisfação e autoconfiança de alunos de Medicina em alta fidelidade (AF) e baixa fidelidade (BF) em um contexto de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com base nos conceitos mais recentes das diretrizes de treinamento de suporte avançado de vida cardiovascular (SAVC) para ritmos chocáveis. Comparar a correlação entre a habilidade de comunicação dos membros da equipe com satisfação/autoconfiança e a correlação entre satisfação e autoconfiança. Material e métodos: estudo experimental conduzido no Centro de Simulação Realística da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), Brasil, no período de julho de 2018 a julho de 2019. Foram selecionados estudantes de Medicina do terceiro e quarto anos. Os 51 participantes foram distribuídos aleatoriamente em nove grupos de cinco a seis alunos: alta fidelidade (AF) (cinco equipes) e baixa fidelidade (BF) (quatro equipes) usando-se uma sequência de randomização com blocos permutados. Os grupos passaram por treinamento inicial, avaliação prática dos cenários e avaliação da satisfação/autoconfiança. A avaliação prática foi realizada por meio de um checklist com escala de Likert com quatro pontos de graduação, elaborado e validado pelos pesquisadores, para avaliação detalhada do desempenho das habilidades necessárias no cenário. Foram utilizados apenas os itens do checklist relacionados à habilidade de comunicação dos membros da equipe. Após o debriefing ou feedback os alunos foram convidados a responder a escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem validada em português. Resultados: os níveis de satisfação e autoconfiança foram semelhantes entre os grupos de treinamento de AF e BF. Na AF foi observada correlação positiva entre a habilidade de comunicação em equipe e a satisfação/autoconfiança dos alunos, e também para a AF correlação positiva entre as dimensões da escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem – quanto maior a confiança, maior foi a satisfação. Conclusão: em cenário de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) não foram observadas diferenças nos níveis de satisfação e autoconfiança em cenários de AF ou BF. No cenário de AF, porém, quanto maior a autoconfiança, maior foi a satisfação; e quanto maior a habilidade de comunicação da equipe, maior a satisfação/autoconfiança dos alunos.
Abstract
Introduction: The importance of simulation in increasing students’ satisfaction and self-confidence has been demonstrated, emphasizing the value of the assessment in learning as factor to encourage motivation. Methods: This is an experimental study conducted at the Faculty of Medical Sciences of Minas Gerais (FCM-MG), Brazil, from July 2018 to July 2019. The 51 participants were randomly assigned to 9 groups of 5-6 medical students: (High -Fidelity – HF) (5 teams) and (Low- Fidelity – LF) (4 teams) using a randomized sequence with permuted blocks. The groups underwent initial training, practical evaluation, and assessment of satisfaction/self-confidence. The practical evaluation was carried out with a checklist elaborated and validated by the researchers for assessment of performing the necessary skills in the scenario, and only the team-related items were considered for this study. After debriefing or feedback, students were asked to respond to the Student Satisfaction and Self Confidence in Learning Scale (SSSCL) validated in Portuguese. Results: The satisfaction and self-confidence levels were similar between the HF and LF groups. Considering the team-related items in HF, a positive correlation was observed between team´s communication and student satisfaction/self-confidence. Also, for HF, a positive correlation was found among the dimensions of the Satisfaction and Self-Confidence in SSSCL. Conclusion: No differences were observed in satisfaction and self-confidence levels comparing HF with LF scenarios. However, in the HF scenario, the greater the self-confidence, the greater the satisfaction is, and the greater the team’s communication, the greater the student satisfaction/self confidence is.
Descrição
Palavras-chave
Simulação, Alta fidelidade, Baixa fidelidade, Satisfação, Autoconfiança; Simulation, High-fidelity, Low-fidelity, Satisfaction, Self-confidence.